• (11) 2776-0102
  • (11) 9 8198-0073
  • contato@audiobrazilpro.com.br

Audiobrazil - Projetos acústicos e de sonorização profissional.

[Audiobrazil]

A importância da acústica

Cada recinto designado para cada tipo de situação possui uma característica sonora diferente, e cada ambiente com as mesmas funções possui uma resposta acústica única...

  • Postado em 24/06/2016
  • Por Marcello Ribeiro
  • Visto 734 vezes

A importância da acústicaTodos os estabelecimentos nos quais são indispensáveis a qualidade sonora, como estúdios profissionais, home studios, igrejas, teatros, cinemas, rádios, tvs, estádios, auditórios entre outros, necessitam de um bom tratamento acústico para que o som dentro do ambiente atinja uma qualidade satisfatória.
A resposta do espectro de frequência em um determinado ambiente, assim como o tempo de reverberação em cada faixa desse espectro e as propriedades na qual o som assume, depende da relação da dimensão, forma geométrica do local, e a maneira que os materiais encontrados nesse ambiente estão dispostos e como interagem com o som presente em seus diversos níveis de pressão sonora.

É de suma importância ter em mente a sonoridade que esse ambiente deve produzir para nossa necessidade, e como esse equilíbrio e uniformidade é dado através de cada ponto do local. Tempo de reverberação em cada banda de frequência adequado a cada caso, distribuição e equilíbrio correto das frequências no ambiente, são fatores que devemos pensar ao construir um ambiente que possa atender a necessidade real de cada caso, ou seja, uma resposta sonora em um estúdio deve ser diferente de uma técnica, por exemplo, assim como deve ser distinta de uma sala de concerto, de um teatro e assim por diante.


A importância da acústicaCada recinto designado para cada tipo de situação possui uma característica sonora diferente, e cada ambiente com as mesmas funções possui uma resposta acústica única…Com medições acústicas, cálculos modais e avaliação auditiva apurada, conseguimos ter um diagnóstico mais apropriado do que é viável fazer em um ambiente acústico. Com técnicas de engenharia acústica podemos corrigir problemas através de peças customizadas com materiais diversos, calculados para cada ponto do ambiente, assim como obra estrutural quando necessária, levando sempre em conta que o local condicione de forma viável a correção estrutural.

Veja Também: